fbpx

Ao visitar a Serra Gaúcha, não deixe de realizar o Tour Uva e Vinho com Maria Fumaça!

  • O que esperar deste passeio? 

  • O passeio vai te surpreender ao te levar para uma viagem ao passado.  O passeio de trem ocorre na cidade de Bento Gonçalves, percorre por Garibaldi e Carlos Barbosa. A saída pode ser diretamente do seu hotel, pousada ou residência em Gramado ou Canela.
  • Este passeio de Maria Fumaça entre Garibaldi e Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, é um dos mais tradicionais do país e também é ótimo para conhecer cenários bucólicos da serra.

    Durante o trajeto, que percorre a Região da Uva e do Vinho, os passageiros assistem à apresentações de danças típicas italianas. O trem faz paradas nas principais vinícolas da região, com degustação de vinhos, espumantes e suco natural de uva.

    Não podemos deixar de falar sobre a extraordinária gastronomia típica da Itália com menu que harmoniza com a temática do passeio. 

    Chegou o momento do grande espetáculo, ida ao Teatro Epopeia Italiana para conhecer  a história real do casal Lázaro e Rosa, imigrantes italianos que passaram por inúmeras dificuldades ao chegar ao Brasil e, após muito esforço, conseguiram prosperar nas terras gaúchas. 

    Ao longo da apresentação, o visitante é guiado pelo personagem  em meio a nove cenários, e conhece réplicas de ambientes como: a casa do Lázaro em Pedersano/Itália, o navio em que o casal viajou com mais outras pessoas que chegaram às terras gaúchas, a casa do Lázaro e Rosa construída, com muito esforço, no Brasil, entre outros cenários criados, especialmente, para o espetáculo.

    Ainda em Carlos Barbosa, visitaremos o Showroom da Tramontina e à Fetina de Formaio (casa de queijos, salames, copas, geleias), com direito a degustação.

    Para ficar ainda mais inesquecível a sua estada na Serra Gaúcha, faremos uma visita à Vinícola Aurora (quase que uma visita obrigatória) – a maior do país, com capacidade para 60 milhões de litros de suco de uva, espumantes e vinhos –  em meio ao charme e encanto do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. A visita turística tradicional é um passeio guiado pela única cantina na zona urbana de Bento Gonçalves. Uma visita à matriz da cooperativa, repleta de história e tradição.

    O Tour não para por aí; ainda faz um panorâmico em Nova Petrópolis, pelo labirinto verde –atrativo turístico mais famoso  de Nova Petrópolis, que desafia os visitantes em um caminho secreto em meio aos ciprestes. O labirinto verde é diversão garantida para crianças e adultos, além de render lindas fotos e lembranças do Jardim da Serra Gaúcha.

    O Labirinto Verde possui 28 metros de diâmetro e mais de 2 metros de altura.

     

    O passeio panorâmico se estende à Praça das Flores (Cartão Postal) – como é carinhosamente conhecida a Praça da República, está situada no coração de Nova Petrópolis, junto à Avenida 15 de novembro.  Este atrativo turístico é o mais visitado do complexo da Praça das Flores une canteiros floridos de plantas da estação cada vez mais coloridas com o Labirinto Verde, o Monumento ao Cooperativismo, o Monumento Portal da Imigração, o Monumento da Bíblia e Pirâmide Natalina – Weihnachtspyramide. O espaço conta ainda com a Casa do Artesão, espaço de comercialização de produtos e artigos produzidos pelos artesãos locais. Imperdível!

    Já na visita a região das Malhas, local onde podemos encontrar artigos de vestuário a preço de fábrica.

    O que fazer em Gramado? 

    Clássico de Gramado, o Lago Negro é margeado por árvores trazidas da Floresta Negra, na Alemanha – daí o nome. No inverno, a tonalidade sisuda é colorida por azaleias, enquanto, no verão, hortênsias pontuam o cenário. Os pedalinhos são os preferidos de casais e crianças, mas mesmo sem embarcar neles uma caminhada no entorno pode ser bastante agradável. 

    Um dos pontos turísticos mais famosos de Gramado. As águas escuras e profundas do Lago Negro são envolvidas pelo verde das árvores que fazem deste um dos lugares mais bonitos da cidade.

    A Mina, Museu de Pedras Preciosas, é uma experiência única, uma viagem em um mundo subterrâneo de uma réplica de mina da pedra típica do Rio Grande Do Sul, a Ametista. 

    O Mimi Mundo, por sua vez, é uma das atrações mais longevas de Gramado. Trata-se de um parque em miniatura com mais de 200 obras e 2500 “habitantes”. Entre as réplicas, há monumentos brasileiros, a Igreja São Francisco de Assis, em Ouro Preto (MG), e o Museu do Ipiranga, na capital paulista, e no exterior, como o Castelo de Neuschwanstein, na Alemanha (e que inspirou Walt Disney para criar o castelo da Cinderela).

    O Museu do Perfume Fragram é aberto gratuitamente à visitação. Conta a história da perfumaria mundial.

    O fantástico Mundo Gelado e Capitão Jack, o primeiro parque de gelo da América Latina. Dentro da caverna o visitante encontrará várias esculturas como: sofá, mesa, cama e até um trenó. Tudo feito em gelo!

    O que fazer em Canela? 

    Que tal iniciar pela Catedral de Pedra, a Matriz de N. S. de Lourdes? É um símbolo de Canela.  Na disputa pelo título de cartão-postal da cidade está a Cascata do Caracol, principal atração do Parque Estadual do Caracol.

    Outro atrativo natural, o Parque da Ferradura foi privatizado recentemente e ganhou o mirante Skyglass, uma plataforma estaiada de vidro a 360 metros de altura.

    E não poderia faltar o passeio panorâmico pelo Lago Joaquina Rita Bier (é um lago artificial com 17 mil metros quadrados), pelo Monumento Kikito, pela Praça das Bandeiras (é uma das paradas obrigatórias dos turistas de carteirinha que gostam de tirar uma bela foto para recordação. Nesta praça estão hasteadas as bandeiras de todos estados brasileiros, por isso o nome da rótula), pela Praça das Etnias (neste espaço foram reproduzidas três casas que representam os povos que colonizaram Gramado. Este é o motivo pelo qual você irá encontrar lá uma casa com arquitetura italiana (com um memorial), uma alemã (que é a Casa do Colono) e outra portuguesa), pela Rua Torta (outro ponto turístico da cidade de Gramado, é a Rua Emilio Sorgetz a Rua Torta, ponto muito visitado que encanta e chama atenção do turista e de quem passa por ela. Conhecida por sua sinuosa forma tortuosa lembra uma das mais famosas ruas da Califórnia a Lombard Street), pelo Castelinho do Caracol (uma das primeiras residências do Município de Canela. Foi construído no início do Séc XX, entre 1913 e 1915, por Pedro Carlos Franzen casado com Luiza Sommer) pelo Espaço Cultural Casa de Pedra (um dos principais pontos de cultura da cidade de Canela que foi construído em 1953 pela Associação Rural da cidade. A construção é feita de rochas basálticas, na época com o revestimento interno todo de madeira) e finalizando pela Estação Campos de Canella (o espaço da antiga estação ferroviária foi renovada e agora dá lugar a restaurantes e lojas).

     

    Infinity Turismo – Sua viagem começa aqui!